DESTAQUEGovernador do PiauíNotíciasRecentesSão Paulo

Exploração de petróleo na Margem Equatorial beneficiará Norte e Nordeste, diz governador Rafael Fonteles

O governador Rafael Fonteles destacou os impactos positivos da exploração de petróleo na Margem Equatorial da Foz do Amazonas para os estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Em entrevista concedida a uma emissora nacional nesta terça-feira (28), em São Paulo, o governador afirmou que os recursos gerados pela atividade serão destinados a financiar a transição energética no país.

A autorização para que a Petrobras siga com os projetos de perfuração de poços foi concedida recentemente pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), após a empresa realizar ajustes nos projetos para garantir maior segurança e proteção ambiental.

A Margem Equatorial possui alto potencial petrolífero, com estimativas de bilhões de barris. Segundo a Petrobras, o Plano Estratégico 2050 e o Plano de Negócios 2025-2029 preveem investimentos de US$ 3 bilhões na região nos próximos cinco anos, incluindo a perfuração de 15 poços utilizando tecnologias de última geração que reduzem as emissões.

“A Petrobras é uma das maiores empresas do mundo em responsabilidade ambiental. Essa exploração vai beneficiar o Norte e o Nordeste brasileiro. A Margem Equatorial inclui blocos do Amapá ao Rio Grande do Norte, então o Piauí também será contemplado. É um processo de longo prazo, e até termos autonomia energética, precisamos aproveitar os combustíveis fósseis para financiar a transição energética”, explicou Rafael Fonteles.

O projeto reforça o papel estratégico da exploração petrolífera na região, conciliando desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *