Ex-ministro da Educação Milton Ribeiro é Preso em Operação da Polícia Federal
A Polícia Federal (PF) prendeu na manhã desta quarta-feira (22 de junho) o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro. A prisão preventiva ocorreu em Santos, no litoral de São Paulo, como parte da “Operação Acesso Pago”, que investiga um suposto esquema de corrupção envolvendo verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Além de Ribeiro, a operação teve como alvos os pastores Arilton Moura e Gilmar Santos, que possuem ligações com o presidente Jair Bolsonaro. A PF cumpriu 13 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão nos estados de Goiás, São Paulo, Pará e no Distrito Federal.
A investigação apura possíveis crimes de “tráfico de influência e corrupção para a liberação de recursos públicos” do FNDE. A ação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A prisão de Milton Ribeiro ocorre meses após a divulgação de áudios em que ele supostamente negociava a liberação de fundos do FNDE com pastores que não possuíam cargos oficiais no governo. Em março, o jornal Estado de S. Paulo publicou trechos em que Ribeiro falava sobre o favorecimento de municípios que intermediavam verbas com esses religiosos. Posteriormente, a Folha de S.Paulo divulgou outro áudio em que Ribeiro mencionava que o pedido viria diretamente do presidente Jair Bolsonaro. Na ocasião, Ribeiro negou a afirmação em nota e, dias depois, pediu demissão do cargo de ministro.