DESTAQUEPolíticaRecentesSTF

EUA cancelam vistos de Alexandre de Moraes e familiares, anuncia Marco Rubio

Sanção foi anunciada após medidas do STF contra Bolsonaro; senador acusa ministro de promover perseguição política

O senador norte-americano Marco Rubio anunciou, na noite desta sexta-feira (18), o cancelamento dos vistos de entrada nos Estados Unidos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de seus familiares e de aliados próximos. Segundo Rubio, a revogação tem efeito imediato.

A medida foi divulgada após a Polícia Federal deflagrar nova operação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que incluiu a imposição de medidas cautelares determinadas por Moraes, como uso de tornozeleira eletrônica e restrições de comunicação.

Em publicação na rede social X (antigo Twitter), Rubio classificou a atuação do ministro como uma “caça às bruxas”, retomando expressão já usada pelo ex-presidente Donald Trump em carta recente sobre tarifas aplicadas ao Brasil. O senador afirmou que as ações do STF ferem direitos fundamentais e “se estendem também aos americanos”.

“A caça às bruxas de Alexandre de Moraes criou um cenário de perseguição e censura que não viola apenas os direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende aos americanos”, escreveu Rubio.

O senador não especificou quem são os aliados de Moraes que também tiveram os vistos revogados, nem os critérios adotados para a sanção.

A decisão aumenta a tensão diplomática entre os dois países e ocorre em meio ao agravamento das investigações envolvendo Bolsonaro e aliados, em inquéritos que apuram tentativa de golpe de Estado e fraude em documentos oficiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *