“Eu mesmo achava que Bolsonaro era doido”, diz ex-deputado José Maia Filho em entrevista ao PodCosta
Em mais um trecho impactante da entrevista ao PodCosta, o ex-deputado federal e atual vice-presidente do PL no Piauí, José Maia Filho, o “Mainha”, relembrou sua convivência com Jair Bolsonaro nos tempos de Congresso e fez revelações sobre a trajetória política do ex-presidente.
Mainha contou que chegou a duvidar do potencial de Bolsonaro como líder nacional:
“Eu fui deputado com Bolsonaro. Eu mesmo achava que ele era doido.”
Ele mencionou que o então deputado federal Jair Bolsonaro era parte do chamado “baixo clero” e tinha pouca relevância política nas decisões da Câmara:
“O gabinete dele era no baixo clero, ele nunca foi presidente de comissão, nunca relatou um projeto importante. Foi candidato a presidente da Câmara e teve dois votos.”
Para Mainha, o que impulsionou Bolsonaro à popularidade foi a intensidade com que defendia suas convicções, mesmo quando não eram populares:
“Ele defendia o regime militar quando era unanimidade falar contra. Tem vídeo dele discursando sozinho no plenário da Câmara.”
Ele também relembrou um episódio polêmico envolvendo a rebelião em Pedrinhas, no Maranhão, que teve repercussão nacional e internacional:
“Todo mundo indignado, e o Bolsonaro: ‘O melhor lugar que tem no Brasil é Pedrinhas, porra! Não quer ir pra lá, não faz trocinho, porra.’ Essa originalidade fez com que um grupo começasse a admirá-lo.”
Por fim, citou a controvérsia quando um pastor assumiu a presidência da Comissão de Direitos Humanos e foi criticado por posturas consideradas homofóbicas. Bolsonaro, por sua vez, o defendeu publicamente:
“Ele dizia: ‘Meus princípios são a família, nós não podemos doutrinar essas crianças.’ Ele foi contra a corrente do momento.”
📹 Assista ao corte completo no PodCosta — com apresentação de Feitosa Costa e participação de José Maia Filho.