Eturb contrata novas empresas para coleta e limpeza urbana em Teresina
A Prefeitura de Teresina publicou, nesta quinta-feira (21), uma série de portarias que oficializam a contratação emergencial de empresas responsáveis pelos serviços de limpeza urbana na capital. Os atos foram assinados pela Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb) e divulgados no Diário Oficial do Piauí.
As medidas incluem a designação de gestores e fiscais para acompanhar a execução dos contratos, em meio a uma crise na coleta de lixo que tem causado transtornos em diversos bairros da cidade. Moradores relatam que o serviço não estaria sendo realizado desde o início da semana, provocando acúmulo de resíduos em ruas e calçadas. Alguns afirmam, inclusive, que têm pago a terceiros para retirar o lixo de suas casas.
Empresas contratadas
Seis empresas foram selecionadas emergencialmente para atuar em diferentes lotes do Sistema Integrado de Limpeza Pública:
- Via Ambiental Engenharia e Serviços Ltda – Lote 01 (coleta de resíduos sólidos urbanos e núcleos urbanos).
- Ibero Lusitana Empreendimento e Locações Ltda – Lote 02 (coleta de resíduos).
- CTR Teresina S.A. – Lote 08 (destinação final ambientalmente adequada dos resíduos).
- Revita Engenharia S.A. – Lote 07 (destinação final).
- Oxichemical do Brasil Ltda – Lote 06 (destinação final).
- Avante Engtech Ltda – Lote 05 (destinação final).
A fiscalização e gestão dos contratos ficarão sob responsabilidade da coordenadora especial de Limpeza Pública, Michellly Luana de Assis Silva Noleto, e de técnicos designados pela Eturb.
Segundo o órgão, os contratos emergenciais têm como objetivo garantir a continuidade da coleta, transporte e destinação dos resíduos sólidos até a conclusão dos processos licitatórios definitivos.
Nota da Eturb
Em nota, a Eturb informou que a falta de coleta foi causada pelo Consórcio Recicle/Aurora, que além de atrasar pagamentos a trabalhadores e terceirizados, teria desligado o sistema de GPS de veículos para ocultar a real execução do serviço.
A empresa também alegou não ter recursos para abastecer a frota com diesel, apesar de, segundo a Eturb, a Prefeitura estar em dia com os pagamentos.
A Eturb afirmou ainda que, para viabilizar a transição às novas empresas, a Prefeitura encaminhou um acordo junto ao TRT permitindo o repasse de aproximadamente R$ 6 milhões ao consórcio, garantindo despesas imediatas e o retorno temporário das atividades até a plena atuação das contratadas.
Por fim, o órgão pediu compreensão da população neste período de adaptação e assegurou que Teresina voltará a ter o padrão de limpeza esperado pelos cidadãos.