DESTAQUEJapãoPolíticaRecentes

Sanae Takaichi é eleita primeira mulher a comandar o Japão

O Parlamento do Japão elegeu, na terça-feira (21), Sanae Takaichi como primeira-ministra, tornando-a a primeira mulher a ocupar o cargo mais alto do governo japonês. Ela substitui Shigeru Ishiba, que renunciou após derrotas consecutivas do Partido Liberal Democrata (PLD).

Aos 64 anos, Takaichi assume em meio a desaceleração econômica e instabilidade política. Ex-ministra dos Assuntos Internos e da Segurança Econômica, ela é conhecida por seu posicionamento fiscal expansionista e por defender o fortalecimento militar e a revisão da Constituição pacifista do Japão.

Eleita com maioria simples nas duas casas do Parlamento — 237 votos na Câmara Baixa e 125 na Câmara Alta —, a premiê declarou que pretende “restabelecer a confiança na liderança japonesa e promover o crescimento sustentável”.

Discípula do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, Takaichi mantém postura conservadora em temas sociais, incluindo oposição à ampliação dos direitos das mulheres, ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e à sucessão imperial feminina.

Nos próximos dias, ela deve anunciar a composição de seu gabinete, que contará com aliados do influente político Taro Aso, e apresentar até o fim de dezembro um pacote econômico de estímulos voltado à contenção da inflação e à retomada do consumo interno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *