Relator do TSE vota contra cassação do senador Jorge Seif por falta de provas
O ministro Floriano de Azevedo Marques, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), votou nesta terça-feira (10) contra o pedido de cassação do mandato do senador Jorge Seif (PL-SC), acusado de abuso de poder econômico durante as eleições de 2022.
Relator do processo, o magistrado afirmou que não existem provas suficientes para sustentar as irregularidades apontadas no recurso. Segundo ele, não é possível reconhecer abuso apenas com base em suposições ou presunções.
O julgamento ocorre a partir de um recurso apresentado pela coligação Bora Trabalhar, que questiona uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). A corte estadual já havia afastado a possibilidade de cassação do parlamentar.
A ação pode levar à perda do mandato e tornar o senador inelegível por oito anos, caso a maioria dos ministros do TSE vote a favor do pedido. Até o momento, porém, apenas o voto do relator foi apresentado, e ainda restam seis votos para a conclusão do julgamento.
Jorge Seif, que foi secretário de Aquicultura e Pesca e também atua como empresário, nega as acusações. Ele afirma não ter recebido apoio empresarial ou sindical irregular e sustenta que todas as informações foram devidamente prestadas à Justiça Eleitoral.

