Prefeito de Cuiabá interrompe professora por uso de “todes” e pede sua saída de evento
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), interrompeu a apresentação da professora aposentada Maria Inês da Silva Barbosa durante a Conferência Municipal de Saúde, após ela utilizar o pronome neutro “todes” em sua fala. O episódio, ocorrido nesta semana, gerou repercussão e acusações de violência política de gênero contra o gestor.
Abílio afirmou que não permitirá o uso de pronomes neutros ou manifestações que configurem “doutrinação ideológica” em eventos da prefeitura. “Durante a minha gestão, não vou aceitar manifestação de pronome neutro, não vou aceitar doutrinação ideológica. Nós vamos discutir a saúde de Cuiabá conforme as nossas regras”, declarou. Ele acrescentou que, caso a palestrante não se sentisse à vontade para conduzir a apresentação nesses termos, a exposição seria suspensa.
Em resposta, Maria Inês — mestre em Serviço Social e doutora em Saúde Pública — afirmou respeitar a opinião do prefeito, mas destacou que sua fala buscava defender equidade e acesso universal. “Quando eu falo de equidade, eu tenho que considerar todos, todas e todes. O senhor não vai precisar me retirar da sala, porque eu mesma me retiro”, disse antes de deixar o local.
Abílio Brunini está em seu primeiro mandato como prefeito. Ele foi vereador de Cuiabá entre 2017 e 2021 e deputado federal pelo PL de 2022 até 2024, quando assumiu a chefia do Executivo municipal.