Polícia Civil do Piauí deflagra Operação Hard Reset contra invasão ao sistema do TJ-PI
A Polícia Civil do Piauí deflagrou, na terça-feira (5), a Operação Hard Reset, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso suspeito de invadir o sistema do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) e aplicar golpes bancários.
Segundo as investigações, os criminosos teriam acessado ilegalmente o login de um juiz e, com essas credenciais, emitido falsas ordens judiciais para o bloqueio indevido de contas bancárias. A ação gerou prejuízos financeiros e colocou em risco a segurança da plataforma do judiciário estadual.
Durante a operação, um homem foi alvo de mandados de prisão temporária e de busca e apreensão no município de Itumbiara, em Goiás. Ele é apontado como integrante de uma organização criminosa com atuação interestadual.
A ofensiva foi coordenada pela Superintendência de Operações Integradas e pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Piauí, com apoio da Polícia Civil de Goiás, do Ciberlab (Laboratório de Operações Cibernéticas) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O nome da operação, Hard Reset, faz referência ao processo de restauração de um sistema ao seu estado original, simbolizando o esforço para recuperar a integridade dos sistemas públicos violados.
A ação integra o Pacto pela Ordem, programa da Secretaria de Segurança Pública do Piauí em parceria com o Governo Federal.