Piauí lidera vacinação contra influenza no país em 2025
O Piauí conquistou o 1º lugar nacional na cobertura vacinal contra a influenza entre os grupos prioritários — gestantes, crianças e idosos — alcançando 57,91% de imunização, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. O estado ficou à frente do Espírito Santo (55,39%) e do Paraná (54,08%), destacando-se na campanha deste ano.
O governador Rafael Fonteles celebrou o resultado e elogiou o trabalho dos profissionais de saúde. “A vacina é a maneira mais eficiente de garantir saúde para o povo. Todos os envolvidos — agentes comunitários, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem — estão de parabéns”, afirmou.
De acordo com a Coordenação de Imunização da Sesapi, já foram aplicadas 303.035 doses em idosos, 146.742 em crianças e 12.172 em gestantes, considerando 1ª dose, 2ª dose, dose única e reforços.
O secretário de Saúde, Antonio Luiz, reforçou que a atuação integrada entre Estado e municípios fortalece a confiança da população na vacinação. A coordenadora de Imunização, Bárbara Pinheiro, ressaltou a meta de 90% de cobertura vacinal, destacando a necessidade de manter campanhas de incentivo e engajamento da população.
Além do destaque na vacinação, o Piauí também recebeu o Prêmio Excelência em Competitividade 2025, do Centro de Liderança Pública (CLP), pelo projeto Piauí Saúde Digital, que leva médicos especialistas mais próximos da população, reduz o tempo de espera e melhora a qualidade de vida no SUS estadual.
O governador destacou que a política pública já soma cerca de um milhão de procedimentos e reforçou a importância do reconhecimento nacional pelo avanço da saúde pública no estado.