DESTAQUEGeralRecentesSaúde

Piauí lidera redução de mortes por infarto e AVC no Brasil, aponta Ministério da Saúde

O Piauí registrou a maior redução do país nas mortes causadas por infarto agudo do miocárdio (IAM) e acidente vascular cerebral (AVC) entre 2022 e 2024. De acordo com dados da Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde (IVIS), do Ministério da Saúde, a queda foi de 27,59%. Em seguida, aparecem o Rio Grande do Norte, com redução de 19,28%, e o Espírito Santo, com 18,92%.

As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no Brasil. No Piauí, os óbitos por infarto e AVC caíram de 2.769, em 2022, para 2.005 em 2024, segundo os registros da IVIS. Já conforme o Painel de Monitoramento da Mortalidade CID-10, também do Ministério da Saúde, apenas os casos de infarto tiveram uma redução de 27,33% no estado, passando de 1.866 para 1.356 mortes no mesmo período.

O resultado positivo é atribuído à implantação das Linhas de Cuidado para AVC e IAM, promovidas pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) a partir de setembro de 2022. A iniciativa visa fortalecer a rede hospitalar e garantir atendimento ágil e especializado às vítimas dessas doenças.

“Desde a implantação do serviço, foram realizadas mais de mil trombólises, procedimento que aumenta as chances de recuperação sem sequelas quando administrado dentro do tempo recomendado”, destaca o secretário estadual da Saúde, Antonio Luiz Soares.

Além do Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina, as Linhas de Cuidado estão implantadas em unidades de saúde de diversos municípios, como Picos, Floriano, São Raimundo Nonato, Piripiri, Campo Maior, Parnaíba, Oeiras, entre outros.

“Estamos avançando na prevenção e no cuidado com as doenças cardiovasculares, oferecendo atendimento de qualidade e reduzindo a mortalidade. Nosso objetivo é ampliar ainda mais os serviços para garantir um atendimento eficaz em todo o estado”, afirmou o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *