PF prende líder de organização criminosa por tráfico internacional de drogas no Piauí
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (10), a Operação Espia, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas, que atuava a partir do Piauí e possuía ramificações nos estados de Rondônia, Goiás, Paraná, Maranhão e Ceará.
Ao todo, foram cumpridos seis mandados judiciais — dois de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão — nas cidades de Teresina (PI), Caxias (MA) e Fortaleza (CE). As ordens foram expedidas pela 3ª Vara Federal Criminal do Piauí e pela Vara de Execuções Penais de Porto Velho (RO).
O principal alvo da investigação foi preso em flagrante no município de Altos (PI), transportando cocaína escondida em um compartimento oculto de uma caminhonete. O homem, que estava foragido da Justiça de Rondônia, usava documentos falsos e é apontado como o líder do grupo criminoso.
De acordo com a PF, o investigado recebia remessas de drogas por meio de aeronaves que pousavam em pistas clandestinas. Ao longo das investigações, foram apreendidos aproximadamente 340 quilos de entorpecentes — sendo 290 kg de cocaína e 50 kg de maconha —, o que revela a grande estrutura e o alcance da organização criminosa desarticulada.





