PF apreende dinheiro, carros de luxo e eletrônicos em nova fase da Operação Sem Desconto
A Polícia Federal realizou nesta quinta-feira (9) uma nova etapa da Operação Sem Desconto, que investiga fraudes envolvendo descontos ilegais em aposentadorias do INSS. Durante a ação, foram apreendidos dinheiro em espécie, veículos de luxo, armas e eletrônicos em diversos locais, incluindo a sede do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), no centro de São Paulo.
O Sindnapi tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Lula (PT). Segundo a PF, uma quantia significativa em dinheiro foi encontrada em um cofre dentro da sede. Também foram recolhidos celulares, computadores e documentos, abrangendo a presidência do sindicato, a Coopernapi, cooperativa de crédito ligada ao Sicoob, e a empresa Esférica, pertencente à filha de João Inocentini, ex-presidente do sindicato.
Outro mandado de busca foi cumprido na residência da coordenadora jurídica do Sindnapi, Tônia Galleti, que teve o portão arrombado. No local, foram apreendidos dispositivos eletrônicos e veículos de luxo, incluindo Porsche, Volvo, Jeep, Mini Cooper e uma moto Ducati, além de armas, munições e cofres, todos encaminhados para perícia.
Ao todo, a PF cumpriu 66 mandados de busca e apreensão em sete estados e no Distrito Federal. As ordens foram autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sob relatoria do ministro André Mendonça.
Segundo o portal Metrópoles, Frei Chico, irmão do presidente Lula, não foi alvo desta fase da operação.

