DESTAQUEGeralLulaNotíciaPolíticaRecentes

Lula diz que pobre não precisa estudar e declaração provoca forte repercussão

Uma fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) causou polêmica nessa sexta-feira (16), durante discurso na Casa da Moeda, no Rio de Janeiro. No pronunciamento, em tom exaltado, o chefe do Executivo afirmou que pobres nasceram apenas para trabalhar, e não para estudar.

“Pobre não precisa estudar, porra. Vocês nasceram só para trabalhar”, disse.

A declaração foi feita enquanto Lula criticava o descaso histórico com a educação no Brasil, ao mencionar que a primeira universidade do país só foi criada em 1920. No entanto, ao afirmar que o destino do pobre é o trabalho e não o estudo, o presidente acabou expondo uma contradição no próprio discurso.

Críticos ressaltam que o PT governou o país por quase 17 anos — entre 2003 e 2016 e novamente desde 2023 — período em que teve condições de promover mudanças estruturais na educação, realidade que agora o presidente afirma ainda ser restrita às elites.

A fala foi interpretada por especialistas e opositores como um desestímulo à ascensão social e uma admissão implícita de que políticas públicas das últimas décadas não romperam o ciclo de desigualdade. Enquanto aliados tentam justificar a declaração como uma crítica ao histórico de exclusão educacional, a repercussão negativa se concentra na aparente incoerência entre os mandatos do PT e um discurso que segue segregando o direito ao estudo por classe social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *