Governador Rafael Fonteles apresenta potencial do Piauí a empresários espanhóis e busca novas parcerias em São Paulo
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, cumpriu nesta quinta-feira (24) uma agenda estratégica em São Paulo com foco na atração de investimentos, inovação tecnológica e ampliação de parcerias internacionais. Em um dos compromissos, Fonteles participou de um encontro com empresários na Câmara Espanhola de Comércio, onde apresentou os principais projetos estruturantes do estado e destacou as ações voltadas ao fortalecimento da infraestrutura.
Durante a palestra, o governador ressaltou as potencialidades do Piauí e o papel do governo no incentivo ao empreendedorismo. “O governo tem o papel de facilitar o empreendedorismo, e a Investe Piauí é uma estatal criada para apoiar quem investe no estado, sejam piauienses ou investidores de fora. Nosso governo tem procurado alavancar os investimentos”, afirmou Fonteles na abertura do evento.
Na apresentação, ele destacou os projetos de infraestrutura viária, o desenvolvimento do porto e as oportunidades geradas no setor de energias renováveis. “Nosso governo sabe, a partir do seu potencial natural e humano, o que tem a oferecer ao resto do mundo”, pontuou.

Ainda na capital paulista, o governador se reuniu com especialistas em tecnologia para discutir o avanço da SoberanIA, a primeira plataforma de inteligência artificial soberana com base de dados totalmente em português. “A ferramenta está sendo desenvolvida por técnicos do governo, em parceria com startups e pesquisadores brasileiros. Com estilo chatbot, ela será aplicada ao processamento de dados públicos, tornando a gestão mais eficiente e inteligente”, explicou.
Fonteles também teve reuniões com o presidente da Vivo, Christian Gebara, o vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade, Renato Gasparetto, além de outros representantes da empresa. Ao final do dia, o governador manteve encontros com executivos da Solatio e da Klear Energy. A Solatio lidera um investimento de R$ 27 bilhões no estado, com expectativa de gerar cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos.