Embraer fecha maior contrato da história com venda de 45 jatos para a Scandinavian Airlines
Negócio de R$ 21,8 bilhões marca avanço estratégico da fabricante brasileira na Europa
A Embraer anunciou, nesta segunda-feira (15), a assinatura do maior contrato comercial de sua história: a venda de 45 jatos E195-E2 para a Scandinavian Airlines (SAS), da Dinamarca. Avaliado em R$ 21,8 bilhões, o acordo consolida a presença da fabricante brasileira no mercado europeu e integra o plano de renovação da frota da companhia aérea.
O contrato foi firmado com o consórcio liderado por Air France-KLM, novo controlador da SAS. As entregas estão previstas para começar no final de 2027 e devem ser concluídas em até quatro anos. Além das 45 aeronaves já encomendadas, o acordo inclui a opção de compra de outros dez jatos do mesmo modelo.
Os aviões serão operados principalmente a partir do hub da SAS em Copenhague, capital dinamarquesa. A iniciativa visa aumentar a eficiência da frota, reduzir custos operacionais e diminuir as emissões de carbono, em linha com as metas ambientais da empresa.
O modelo E195-E2 é o maior e mais avançado da nova geração de jatos da Embraer. Com capacidade para até 146 passageiros, oferece menor consumo de combustível, baixos níveis de ruído e já está certificado para operar com até 50% de combustível sustentável de aviação (SAF). A Embraer também investe em tecnologias que viabilizem o uso 100% desse tipo de combustível no futuro.
“Este é um marco significativo para a Embraer. O E195-E2 combina inovação, desempenho e sustentabilidade, e estamos confiantes de que será essencial na nova fase da SAS”, afirmou Arjan Meijer, presidente da Embraer Aviação Comercial.
Fundada em 1969 e sediada em São José dos Campos (SP), a Embraer é a terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo. A empresa já entregou mais de 8 mil aeronaves em todo o mundo e emprega atualmente cerca de 18 mil pessoas. A nova encomenda reforça o posicionamento da companhia como líder global em aviação regional e soluções sustentáveis.

