DESTAQUEGovernador do PiauíPiauíRecentes

Em Xangai, Rafael Fonteles assina acordo para novos investimentos em energia limpa no Piauí

O governador Rafael Fonteles firmou, nesta quinta-feira (11), em Xangai, um memorando de entendimento (MoU) com a empresa chinesa TBEA Group, voltado ao desenvolvimento de projetos estratégicos em hidrogênio verde e energia solar fotovoltaica no Piauí.

O acordo prevê que, em até 30 dias, a TBEA apresente um plano de trabalho preliminar com propostas de fornecimento de equipamentos, soluções tecnológicas e cooperação em projetos de energia limpa. Também inclui o fortalecimento de parcerias acadêmicas e iniciativas que visam reduzir as emissões de CO₂, alinhando o estado às metas globais de sustentabilidade.

“Estamos apresentando o Piauí como um destino seguro para investimentos em energia limpa e infraestrutura, com potencial único para atrair grandes empresas e gerar empregos”, destacou o governador, que cumpre missão internacional na China para atrair novos investimentos.

Reuniões com gigantes da energia

Ainda em Xangai, Rafael Fonteles se reuniu com representantes da SPIC Energia e da Envision Energy, além do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB).

  • SPIC Energia: A empresa já atua no Piauí desde 2024, com o Complexo Solar Marangatu, em Brasileira, com 446 MWp de potência instalada. A reunião discutiu a ampliação dos investimentos no estado. A SPIC é uma das cinco maiores geradoras de energia do mundo e a maior produtora global de energia solar, com presença em 47 países.
  • Envision Energy: O governador apresentou o potencial do Piauí para receber investimentos em combustível sustentável de aviação (SAF), hidrogênio verde, aerogeradores e indústrias de baixo carbono. A empresa já anunciou no Brasil aporte de US$ 1 bilhão para a produção de SAF a partir da cana-de-açúcar, e Rafael busca atrair parte desse investimento para o estado.

Encerramento da missão

A agenda internacional de Rafael Fonteles será concluída nesta sexta-feira (12), na Alemanha. Em Berlim, o governador terá encontros no Ministério Federal da Economia e Ação Climática, visitará a Embaixada do Brasil e se reunirá com 10 alunos da rede pública do Piauí que participam de intercâmbio do Seduckathon 2025, projeto da Secretaria de Educação que premia criatividade e desempenho escolar em tecnologia.

Com os novos acordos, o governo do Piauí reforça sua estratégia de internacionalização e consolida o estado como polo de energia renovável e inovação sustentável no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *