Banco MasterDESTAQUENotíciaRecentesSTF

Comissão do Senado se reúne nesta quarta-feira com diretor da PF e presidente do STF para apurar caso Banco Master

A comissão de acompanhamento instalada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado realiza, nesta quarta-feira (11), uma série de encontros com autoridades em Brasília para avançar nas investigações sobre o escândalo financeiro que levou à liquidação do Banco Master.

A agenda prevê reuniões com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin. O grupo apura suspeitas de fraude bilionária envolvendo a instituição financeira, que teve sua liquidação extrajudicial decretada em novembro pelo Banco Central.

O presidente da CAE, senador Renan Calheiros (MDB-AL), deve se reunir com Andrei Rodrigues às 17h, na sede da Polícia Federal. Já por volta das 18h30, integrantes da comissão têm encontro previsto com o presidente do STF, como parte das articulações institucionais em torno das apurações.

Com os pedidos de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ainda travados no Congresso, o grupo da CAE tem funcionado como alternativa para que os senadores avancem na coleta de informações técnicas e na oitiva de autoridades ligadas à fiscalização do sistema financeiro.

Na terça-feira (10), a comissão aprovou requerimentos solicitando informações e convites a personagens centrais do caso, como o proprietário do Banco Master, Daniel Vorcaro, e o ex-sócio Augusto Lima, conhecido como “Guga Lima”.

Também foram autorizados convites a autoridades como o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo; o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo Filho; e o presidente interino da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Otto Lobo. As datas das audiências ainda não foram definidas.

Durante a sessão, Renan Calheiros criticou duramente o caso, classificando o esquema investigado como uma “fraude bilionária” que teria operado por anos, causando impactos no mercado financeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *