BolsonaroDESTAQUEPolíticaRecentes

Ciro diz que Barroso ‘deu a senha’ para anistia de Bolsonaro


O presidente nacional do Progressistas (PP), senador Ciro Nogueira (PI), afirmou que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, teria “dado a senha” para que o Congresso Nacional decida sobre uma eventual anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo Ciro, a declaração de Barroso de que “a anistia só pode ser aprovada depois de o Bolsonaro ser julgado” e que sua concessão cabe exclusivamente ao Legislativo abre espaço político para essa discussão.

“Eu concordo com o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, que já deu a senha: só pode ser aprovada a anistia depois de o Bolsonaro ser julgado. Mas, com ele sendo julgado, a decisão é do Congresso”, disse o senador em entrevista ao Vero Notícias.

STF e julgamento

O parlamentar disse acreditar que a 1ª Turma do STF irá condenar Bolsonaro, embora defenda que não houve tentativa de golpe de Estado.

“Bolsonaro vai ser condenado. A 1ª Turma do STF já está decidida. Eu não tenho dúvida do voto do Alexandre de Moraes, do Cristiano Zanin, da Cármen Lúcia e do Flávio Dino”, declarou.

No entanto, ressaltou que uma eventual anistia não alteraria a inelegibilidade do ex-presidente, já determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Críticas a Lula e eleições de 2026

Ciro também criticou a atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na condução da federação entre o PP e o União Brasil.

Ao comentar o cenário eleitoral de 2026, o senador sinalizou apoio à candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e afirmou não descartar a possibilidade de ser vice em uma chapa.

“Se meu nome for considerado por todos os partidos, ficaria muito honrado de cumprir essa missão”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *