Apoiadores de Bolsonaro protestam em Brasília após decisão de Alexandre de Moraes
Cerca de 400 apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) realizaram uma manifestação neste domingo (20), no Eixão Sul, em Brasília, em resposta à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que determinou o uso de tornozeleira eletrônica por Bolsonaro.
O protesto foi convocado após a operação da Polícia Federal na última sexta-feira (18), que também impôs outras medidas restritivas ao ex-presidente, como o recolhimento domiciliar noturno, proibição de uso de redes sociais e de contato com investigados — entre eles, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
Durante o ato, manifestantes pediram o impeachment do ministro Alexandre de Moraes e a anistia dos presos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, que culminaram na depredação das sedes dos Três Poderes. Parlamentares como a senadora Damares Alves (PL-DF) e a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) estiveram presentes.
Aliados de Bolsonaro avaliam ampliar a mobilização nas próximas semanas. O Partido Liberal (PL) deve realizar, nesta segunda-feira (21), uma reunião para definir os detalhes de uma nova manifestação nacional.
Desde 2024, apoiadores do ex-presidente têm promovido atos em diversas cidades brasileiras com pautas voltadas à defesa de Bolsonaro, críticas ao STF e pedidos de anistia para os envolvidos nos ataques à democracia.

