Dez municípios do Piauí passam por avaliação de transparência e governança pública
Dez municípios piauienses estão sendo avaliados pelo Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) 2025. A lista inclui Esperantina, Morro do Chapéu, Luzilândia, São João do Arraial, Matias Olímpio, Campo Largo, Miguel Alves, Porto, União e Teresina.
O levantamento é conduzido pela Força Tarefa Popular (FTP-PI), com apoio técnico da Transparência Internacional – Brasil, e busca medir o nível de políticas de integridade, dados abertos, acesso à informação, governança pública, transformação digital, combate à corrupção e participação social nos municípios.
A metodologia analisa mais de 100 critérios, distribuídos em áreas como legislação, plataformas digitais, administração, transparência financeira, obras públicas, comunicação e participação cidadã. Equipes de voluntários já iniciaram a coleta de informações nos portais das prefeituras, verificando também o cumprimento das recomendações feitas em avaliações anteriores.
“Com esse índice, estamos analisando a situação da transparência e a obediência à legislação. Ele é muito importante, porque, no site da prefeitura, o cidadão pode acessar informações essenciais. Quanto mais informação, mais poder. Agora, nesses dias que seguem, as prefeituras receberão nossas observações para aprimorar seus portais”, afirmou Arimateia Dantas, coordenador da FTP-PI.
Os municípios serão classificados em um ranking, com notas de 0 a 100 pontos e conceitos que variam entre ótimo, bom, regular, ruim e péssimo.
Na edição de 2023, Teresina foi o único município a alcançar conceito “bom” (66,5 pontos). Os demais ficaram entre “regular” e “ruim”, com Porto em último lugar (26,6 pontos). A média geral foi de 54,1 pontos, resultado considerado insatisfatório pela Transparência Internacional.
O resultado final do ITGP 2025 – Ranking das Capitais será divulgado em 22 de setembro. Já o Ranking dos Municípios será publicado em 7 de outubro de 2025, servindo como referência para aprimorar a gestão pública e ampliar a participação social no Piauí.