DESTAQUEPolíticaRecentes

Deputados do PL desafiam presidente da Câmara e articulam apoio a Bolsonaro em comissões

Mesmo durante o recesso parlamentar, aliados de Bolsonaro no Congresso se mobilizam contra medidas do STF

Deputados federais do PL desafiaram a orientação do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e convocaram reuniões de comissões para manifestar apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A movimentação ocorre após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), impor uma série de medidas cautelares a Bolsonaro, como o uso de tornozeleira eletrônica e restrições de comunicação e deslocamento.

Os deputados Paulo Bilynskyj (PL-SP) e Filipe Barros (PL-PR), que presidem, respectivamente, as comissões de Segurança Pública e Relações Exteriores da Casa, estão à frente da articulação. Ambos decidiram contrariar a suspensão das atividades legislativas durante o recesso e convocaram sessões extraordinárias nos colegiados para a próxima semana.

Bilynskyj marcou para terça-feira (22) uma reunião com o objetivo de aprovar uma moção de apoio ao ex-presidente. Já Filipe Barros pretende levar à votação um requerimento para solicitar o acompanhamento de organismos internacionais, como o Comitê de Direitos Humanos da ONU, sobre a situação de Bolsonaro no STF.

Mais cedo, nesta sexta-feira (18), Hugo Motta reafirmou que o recesso parlamentar segue mantido pelas próximas duas semanas, sem votações em plenário ou reuniões nas comissões. A decisão foi formalizada por meio de nota divulgada pela Presidência da Câmara.

Ainda nesta sexta, a Primeira Turma do STF formou maioria para referendar as medidas impostas por Moraes. Os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia votaram no plenário virtual a favor da decisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *