Defesa Civil declara situação de emergência em 16 municípios do Piauí por seca
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em 16 municípios do Piauí afetados por desastres naturais, principalmente a grave seca que atinge o interior do estado. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta semana.
O reconhecimento da emergência foi baseado em formulários preenchidos pelos gestores municipais, detalhando os impactos da seca nas localidades e solicitando suporte do governo federal. Com isso, as prefeituras podem acessar recursos federais para ações de defesa civil, como aquisição de cestas básicas, água mineral, kits de higiene, refeições para trabalhadores e voluntários, entre outros itens.
Para receber os recursos, os municípios devem preencher os dados no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após análise técnica da Defesa Civil Nacional, os valores aprovados são publicados em portaria no DOU.
Municípios piauienses em situação de emergência:
- São Luís do Piauí
- Palmeira do Piauí
- Bonfim do Piauí
- Caridade do Piauí
- Caldeirão Grande do Piauí
- São José do Piauí
- Tamboril do Piauí
- Santo Inácio do Piauí
- Itaueira
- Jurema
- Dom Expedito Lopes
- Corrente
- Massapê do Piauí
- Santa Luz
- Buriti dos Montes
- Vera Mendes
Além do Piauí, outros estados do país também tiveram cidades reconhecidas em situação de emergência devido a diferentes desastres naturais, como incêndios florestais, erosão de margens fluviais e vendavais, em estados como Alagoas, Bahia, Goiás, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.
O reconhecimento permite que os municípios recebam suporte imediato do governo federal para minimizar os impactos da seca e outros desastres nas comunidades afetadas.

