Curto-circuito em air fryer causa incêndio em apartamento na Zona Sul de Teresina
Um incêndio causado por um curto-circuito em uma air fryer assustou moradores do bairro Ilhotas, Zona Sul de Teresina, na manhã desta quinta-feira (3). Apesar do susto, ninguém se feriu.
O incidente ocorreu por volta das 5h, quando o morador do apartamento estava dormindo. Ele foi acordado pelo porteiro, que percebeu fumaça saindo da varanda do imóvel. Ao verificar, o homem identificou que as chamas vinham da air fryer.
O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) foi acionado por um taxista que avistou a fumaça, mas, ao chegarem, constataram que o próprio morador já havia conseguido controlar o fogo. Segundo o CBMEPI, ele utilizou dois extintores do edifício para conter as chamas, eliminando o risco de o incêndio se espalhar.
Dicas dos Bombeiros sobre extintores
O capitão Marcos Paulo, do CBMEPI, aproveitou para reforçar a importância do uso correto de extintores em casos de incêndio. Ele explicou que existem dois tipos principais:
- Extintor de água: Ideal para combater incêndios em materiais sólidos como tecido, madeira e papel.
- Extintor de pó químico: Recomendado para equipamentos elétricos (como eletrodomésticos e computadores) e líquidos combustíveis.
O capitão ainda detalhou que os extintores de pó químico do tipo ABC podem ser usados também em materiais sólidos, enquanto o tipo BC é restrito a equipamentos elétricos e líquidos inflamáveis.