CNBB lança Campanha da Fraternidade 2026 com foco no direito à moradia
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou nesta Quarta-feira de Cinzas (18), em Brasília, a Campanha da Fraternidade 2026. Com o tema “Fraternidade e Moradia”, a iniciativa destaca a habitação como um direito fundamental e condição essencial para a dignidade humana e o pleno exercício da cidadania.
Inspirada em sugestão da Pastoral da Moradia e Favelas, a campanha pretende estimular reflexão e mobilização diante do déficit habitacional no país. Durante o lançamento, foram apresentados dados que apontam que cerca de 328 mil pessoas viviam em situação de rua em 2022. Já o déficit habitacional brasileiro caiu de 6,21 milhões para 5,97 milhões de domicílios entre 2022 e 2023.
Na cerimônia, o secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoerpers, afirmou que a moradia digna não pode ser tratada como privilégio, mas como um dever do Estado. O secretário-executivo de Campanhas, padre Jean Poul Hansen, também reforçou a importância de ações sociopolíticas permanentes para assegurar o direito à habitação.
A programação da campanha continua no Santuário Nacional de Aparecida (SP), onde será instalada a escultura “Cristo Sem Teto”, além de uma missa presidida pelo cardeal Jaime Spengler, presidente da CNBB.
A Campanha da Fraternidade 2026 convida Igreja, sociedade e poder público a assumirem um compromisso concreto com políticas públicas que garantam moradia digna para todos.

