Ciro Nogueira defende candidato “estilo Tarcísio” para 2026 e pede que STF dê “passo atrás”
O presidente do PP e senador Ciro Nogueira (PI) afirmou neste domingo (12) que, na disputa presidencial de 2026, a direita deve se unir em torno de um único candidato viável, citando o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como exemplo. “Se for um candidato estilo Tarcísio, que unifique a todos, do MDB ao PL, não tenho dúvida que é melhor ter um só candidato”, disse em entrevista ao programa Canal Livre, da Band.
Ciro apontou Tarcísio e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), como os nomes mais competitivos para 2026. Ele destacou que a escolha deve considerar intenção de voto, rejeição e nível de desconhecimento, fatores que, segundo ele, favorecem esses dois governadores. O senador também criticou, indiretamente, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), afirmando que um candidato precisa demonstrar viabilidade eleitoral.
Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada na última quinta-feira (9), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) é o nome mais rejeitado da direita, com 68% de rejeição. Tarcísio aparece com 41%, Ratinho Júnior com 40%, Romeu Zema (Novo-MG) com 43% e Ronaldo Caiado com 32%. Para Nogueira, o critério principal na escolha deve ser evitar prejuízos eleitorais, com o bônus de agregar votos quando possível. Ele também afirmou que o sobrenome Bolsonaro ainda tem peso eleitoral, mas deve ser ponderado diante do nível de rejeição.
STF e ativismo judicial
Sobre o Supremo Tribunal Federal (STF), Nogueira afirmou não considerar o ministro Alexandre de Moraes um “tirano” ou “ditador”, como apontam alguns apoiadores de Jair Bolsonaro. No entanto, o senador criticou o que chama de ativismo judicial e defendeu que a Corte “dê um passo atrás”, evitando que a discussão sobre o STF domine a eleição de 2026.
As críticas ao ativismo judicial têm se intensificado desde a condenação do ex-presidente Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado, caso em que Moraes defendeu a condução e os procedimentos do processo.

