Brasil perde para a Bolívia na altitude e encerra eliminatórias em 5º lugar
Na altitude de 4.150 metros de El Alto, o Brasil fechou sua participação nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026 com derrota por 1 a 0 para a Bolívia, nesta terça-feira (10). A Seleção, já classificada para o Mundial, terminou a campanha apenas na 5ª colocação, com 28 pontos, atrás de Argentina, Colômbia, Uruguai e Equador. O Paraguai ficou com a sexta vaga direta.
Para a Bolívia, a vitória teve sabor especial: além de derrotar o Brasil, a seleção foi beneficiada pela derrota da Venezuela diante da Colômbia e garantiu a 7ª posição, que dá direito à repescagem, voltando a sonhar com uma vaga na Copa após 32 anos.
O jogo
O time de Carlo Ancelotti sofreu bastante com os efeitos da altitude e encontrou dificuldades desde os primeiros minutos. O goleiro Alisson foi o destaque brasileiro no primeiro tempo, fazendo defesas importantes em finalizações de Enzo Monteiro e Miguelito, ex-jogadores da base do Santos.
A melhor chance do Brasil antes do intervalo saiu dos pés de Luiz Henrique, mas o goleiro Carlos Lampe evitou o gol.
Nos acréscimos da etapa inicial, o árbitro, com auxílio do VAR, marcou pênalti de Bruno Guimarães sobre Roberto. Miguelito cobrou e converteu, colocando os bolivianos em vantagem.
Na segunda etapa, mesmo com substituições e a entrada de jovens como Estêvão, o Brasil não conseguiu reagir. A Bolívia ainda criou mais oportunidades, exigindo novas defesas de Alisson, mas o placar final se manteve em 1 a 0.
Situação final
- Brasil: 5º lugar, com 28 pontos
- Bolívia: 7º lugar, com 20 pontos (vaga na repescagem)
Próximos compromissos do Brasil
A Seleção volta a campo em outubro para dois amistosos na Ásia:
- Coreia do Sul x Brasil – 10/10, às 8h (horário de Brasília), em Seul
- Japão x Brasil – 14/10, às 7h30 (horário de Brasília), em Tóquio

