BrasilEconomiaEstados UnidosRecentesTarifas

Brasil espera retirada de carne e café da sobretaxa dos EUA, diz Simone Tebet

Ministra afirma que exclusão pode ocorrer após avaliação dos impactos inflacionários nos Estados Unidos; medida entra em vigor nesta quinta (7).

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta terça-feira (5) que o governo brasileiro espera a exclusão de produtos como carne e café da sobretaxa de 50% imposta pelos Estados Unidos. A medida, anunciada pelo ex-presidente Donald Trump, deve entrar em vigor na próxima quinta-feira (7).

Segundo Tebet, há expectativa de que o governo norte-americano reavalie a decisão com base em impactos econômicos internos. “A única coisa que ficou de fora [da isenção] nos Estados Unidos, que realmente é caro para o paladar deles, é a carne e o café. […] Acreditamos que, ao analisarem os números inflacionários e a opinião pública, eles vão reposicionar esses produtos no mercado”, afirmou a ministra a jornalistas.

A ministra também comentou que ainda há chances de adiamento do início da vigência das taxas.

Medidas em estudo

Sobre um eventual plano de contingência para mitigar os efeitos da sobretaxa sobre a economia brasileira, Tebet informou que equipes do governo estão elaborando propostas. “Uma série de medidas estão nesse cardápio. É uma questão de tirar ou não tirar, a depender das exceções serem estendidas ou não”, explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *