DESTAQUEPrefeitura de TeresinaRecentes

Prefeitura desapropria imóvel para destravar obra da ponte da UFPI em Teresina

A Prefeitura de Teresina publicou um novo decreto no Diário Oficial do Município declarando de utilidade pública um imóvel localizado na Vila Risoleta Neves, bairro Água Mineral, zona Norte da capital. A área de 155,20 m² será desapropriada para permitir o avanço das obras da ponte que vai ligar o bairro ao campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Segundo o decreto, o imóvel deixou de atender às exigências mínimas previstas no Plano Diretor de Ordenamento Territorial, tornando-se inviável sua permanência diante do traçado da obra. A desapropriação poderá ocorrer de forma amigável ou judicial.

Anunciada em 2021, a construção da ponte sobre o rio Poti integra o programa de mobilidade urbana de Teresina e tem o objetivo de melhorar a ligação entre as zonas Norte e Leste da cidade. Desde o início, no entanto, o projeto acumula atrasos devido a entraves como licenciamento ambiental, readequações no projeto básico e dificuldades nas desapropriações.

A ordem de serviço chegou a ser assinada, mas o avanço físico da obra foi interrompido por falta de liberação de áreas e recursos adicionais. Em 2024, a Prefeitura chegou a divulgar novo cronograma com previsão de entrega para o segundo semestre de 2025 — o que, até o momento, não se concretizou.

A nova desapropriação é vista como mais uma tentativa da gestão municipal de destravar o canteiro de obras. A ponte é considerada estratégica para desafogar o trânsito em importantes regiões da cidade e facilitar o acesso à UFPI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *