DESTAQUEEconomiaEstados UnidosMUNDOPolíticaRecentesSaúde

Trump ameaça países alinhados ao Brics com tarifa extra de 10%

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (6.jul.2025) que todos os países que adotarem políticas alinhadas ao Brics estarão sujeitos a uma tarifa adicional de 10% sobre produtos exportados aos EUA. A declaração foi feita em sua rede social, a Truth Social.

“Qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas do Brics será cobrado com uma tarifa adicional de 10%. Não haverá exceções a essa política”, escreveu Trump.

A ameaça ocorre no mesmo dia em que o Brics — bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e novos países-membros — publicou uma declaração conjunta defendendo a autonomia regulatória de cada nação sobre o uso de inteligência artificial. O texto também exige proteção a direitos autorais em meio ao avanço da IA generativa.

Brics reage com cautela

Apesar de não citar diretamente o presidente norte-americano, a declaração final da cúpula do Brics, também divulgada neste domingo, condena “medidas coercitivas unilaterais contrárias ao direito internacional” e alerta para suas “implicações negativas”. O tom sugere uma reação diplomática cuidadosa, evitando escalar o confronto diretamente com Washington.

Não é a primeira vez que Trump ataca o bloco. Em pelo menos duas ocasiões neste ano — em janeiro e fevereiro —, o republicano ameaçou impor tarifas de até 100% aos países do Brics caso o grupo avançasse com a criação de uma moeda alternativa ao dólar. Em resposta, o bloco evitou mencionar Trump nominalmente e classificou a postura dos EUA como “extremismo”.

Escalada diplomática

As novas ameaças de Trump são vistas por analistas como um possível prenúncio de tensões comerciais mais amplas, especialmente se outros países decidirem aprofundar laços econômicos com o Brics. As medidas protecionistas, caso efetivadas, podem afetar diretamente as exportações de países latino-americanos e africanos que hoje mantêm relações com os EUA e integram ou cooperam com o bloco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *