DESTAQUEMUNDOPolíticaRecentes

Trump pode abandonar negociações de paz entre Rússia e Ucrânia nos próximos dias, diz secretário de Estado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode encerrar nos próximos dias os esforços para intermediar um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia, caso não haja sinais concretos de avanço nas negociações. A declaração foi feita nesta sexta-feira (18) pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, após reunião com líderes europeus e ucranianos em Paris.

“Não vamos continuar com esse esforço por semanas e meses a fio. Precisamos determinar muito rapidamente — e estou falando de questão de dias — se isso é viável nas próximas semanas. Se for, estamos dentro. Se não, então temos outras prioridades para focar também”, afirmou Rubio.

Apesar do tom mais incisivo, Rubio ressaltou que Trump continua interessado em uma solução diplomática para o conflito, mas está preparado para abandonar as conversas caso não identifique progresso imediato.

O Kremlin reagiu à declaração, afirmando que houve avanços nas negociações, incluindo um cessar-fogo no Mar Negro — embora marcado por acusações de violações de ambos os lados. Segundo o porta-voz Dmitry Peskov, o diálogo com os Estados Unidos tem sido “complicado”, em razão da complexidade do tema.

Durante sua campanha eleitoral, Trump prometeu pôr fim à guerra em até 24 horas após assumir o cargo. Já na presidência, moderou a promessa, indicando que um possível acordo poderia ocorrer entre abril e maio, à medida que crescem os obstáculos nas negociações.

As relações entre Trump e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, têm sido marcadas por tensões. Desde o início do atual mandato, Washington passou a conduzir negociações bilaterais com Moscou sem a participação direta de Kiev, o que provocou desconforto no governo ucraniano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *