Comentarista Shimon Oliveira publica vídeo com críticas ao governo Lula e ao STF
O comentarista político Shimon Oliveira publicou um vídeo nas redes sociais em que faz críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao Supremo Tribunal Federal (STF) e a ministros da Corte. Na gravação, ele apresenta a interpretação de que haveria uma articulação política para evitar possíveis sanções internacionais contra integrantes do Judiciário brasileiro.
Durante o vídeo, Shimon Oliveira afirma, sem apresentar provas, que empresários teriam atuado junto a autoridades dos Estados Unidos para impedir a aplicação de sanções previstas na Lei Magnitsky contra ministros do STF. Segundo ele, o presidente Lula teria desempenhado papel central nessa suposta estratégia.
O comentarista também cita declarações atribuídas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmando que elas representariam um enfraquecimento da interlocução do governo brasileiro com Washington. Na avaliação de Shimon Oliveira, esse cenário deixaria ministros como Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes mais vulneráveis a eventuais medidas internacionais.
Ao comentar uma entrevista recente do ministro Gilmar Mendes ao programa Roda Viva, o autor do vídeo afirma que o magistrado demonstraria preocupação com possíveis sanções. Essa interpretação, porém, é apresentada como opinião do comentarista e não é acompanhada de evidências que comprovem as alegações feitas ao longo da gravação.
Até o momento, não há confirmação oficial da existência de qualquer acordo para impedir sanções contra ministros do STF, nem de medidas adotadas pelos Estados Unidos, como bloqueio de contas ou cancelamento de vistos de integrantes da Corte.

