DESTAQUEEducaçãoPiauíRecentesTeresina

Falta de professores deixa alunos sem aulas em escolas e CMEIs de Teresina

A falta de professores em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Teresina tem deixado estudantes sem aulas ao longo da semana e provocado reclamações de pais, responsáveis e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (SINDSERM). O problema é reconhecido pela Secretaria Municipal de Educação, que afirma já ter convocado aprovados no concurso, mas admite demora na apresentação de parte dos profissionais.

Segundo o secretário municipal de Educação, Ismael Silva, foram chamados todos os professores do 1º ciclo, incluindo os classificados no cadastro de reserva. Ele disse que a legislação garante prazo para posse e para o início do exercício, o que tem contribuído para a demora na recomposição do quadro.

Entre as famílias afetadas, o relato mais recorrente é o de turmas funcionando de forma reduzida. O pai de uma aluna do 3º ano da Escola Municipal Simões Filho, na Zona Sul, afirma que a filha está sem aulas de Português, História, Geografia e Ciências há cerca de dois meses e vai à escola no máximo dois dias por semana. Segundo ele, a professora das disciplinas foi remanejada para turmas do 5º ano após a antiga docente assumir o cargo de vice-diretora, e a vaga ainda não foi preenchida.

Na Escola Municipal Antônio Ferraz, na Zona Sudeste, a mãe de uma estudante diz que a filha tem aulas apenas às quartas e sextas-feiras, sendo que na quarta-feira a atividade ocorre em apenas um período. Para ela, a situação prejudica diretamente o aprendizado das crianças, que estão no início da vida escolar.

Também na Zona Sudeste, um CMEI enfrentou problema semelhante. A mãe de uma criança do CMEI Emerson de Jesus Silva informou que a turma passou mais de um mês tendo aulas apenas dois dias por semana após a saída da professora de Português. Uma substituta teria começado a atuar apenas na quinta-feira (18).

O secretário afirmou ainda que pediu ao prefeito uma nova convocação de professores do 2º ciclo, que atende do 6º ao 9º ano.

O SINDSERM afirma que recebe denúncias frequentes sobre a falta de professores na rede municipal e avalia que o problema compromete o direito à educação e amplia a sobrecarga dos profissionais em atividade. A entidade cita ocorrências em cinco unidades: Antônio Ferraz, Simões Filho, Ana Vitória Carvalho Santos, Delfina Borralho Boa Vista e o CMEI Emerson de Jesus Silva.

Na Escola Municipal Delfina Borralho Boa Vista, na Zona Leste, uma turma do 2º ano está sem professora desde 22 de abril. A unidade também relata ausência de docentes de Português no ensino fundamental e de Português, Ciências e História na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Apesar das convocações feitas pela prefeitura, o sindicato considera que as medidas ainda são insuficientes para resolver o problema. Em maio, o município convocou 83 professores substitutos e, na sequência, mais 38 profissionais para diferentes etapas de ensino. Para a entidade, no entanto, a solução passa pela realização de concurso público e pela contratação de efetivos, de forma a garantir continuidade pedagógica, valorização profissional e estabilidade na rede.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *