PolíticaRecentes

Lula Demite Paulo Pimenta da Secom e Nomeia Sidônio Palmeira como Novo Ministro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta terça-feira (7), a demissão de Paulo Pimenta do cargo de ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), substituindo-o pelo publicitário Sidônio Palmeira. A decisão foi tomada após uma reunião no Palácio do Planalto, onde o futuro ministro fez suas primeiras declarações à imprensa.

Pimenta, que deixa o cargo após críticas à sua gestão, comentou que o presidente optou por uma mudança no perfil da liderança da Secom. “O presidente quer à frente da Secom uma pessoa com o perfil diferente do que eu tenho”, afirmou o ex-ministro, destacando que está tranquilo com a decisão e que, caso não siga na Secom, aguardará o presidente para definir sua nova função. Pimenta também anunciou que entrará de férias na quinta-feira (9) e só então conversará com Lula sobre suas futuras atribuições.

Sidônio Palmeira, por sua vez, se mostrou animado com o novo desafio. Ele destacou que sua experiência governamental será iniciada na Secom e falou sobre a importância de focar na comunicação digital. “É fundamental que a gestão não seja analógica. O governo tem a obrigação de mostrar o que foi feito”, afirmou. Palmeira também fez referência à mudança como um novo momento para o governo, declarando: “Estamos começando um segundo tempo”.

A transição das equipes já foi iniciada, segundo Pimenta e Palmeira, e as mudanças ocorrem em meio a uma série de críticas à comunicação do governo desde o início do terceiro mandato de Lula. O novo ministro, Sidônio Palmeira, já havia expressado sua insatisfação com a gestão da Secom, dizendo em novembro de 2023: “Acho que estamos perdendo”, em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo.

O próprio presidente Lula também se mostrou insatisfeito com a comunicação do governo. Em dezembro de 2024, durante um seminário da Fundação Perseu Abramo, ele reconheceu que houve falhas na área e afirmou: “Há um erro no governo na questão da comunicação e eu sou obrigado a fazer as correções necessárias para que a gente não reclame que não está se comunicando bem”. Para Lula, a substituição de Pimenta foi motivada pela percepção de que a popularidade do governo não refletia adequadamente os avanços nas condições de vida e na economia, o que levou à decisão de corrigir o rumo da comunicação do governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *