DESTAQUEoperaçãoPolíciaRecentesSecretaria da Segurança Pública do PiauíTeresina

SSP-PI cumpre mandados e bloqueia R$ 5 milhões na segunda fase da Operação Macondo em Teresina

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí deflagrou, na manhã desta quinta-feira (11), a segunda etapa da Operação Macondo, ação integrada das polícias Civil e Militar dentro do Pacto Pela Ordem. A nova fase tem como foco desarticular um grupo suspeito de comandar um esquema de agiotagem aliado a lavagem de dinheiro e outras práticas criminosas.

Em Teresina, equipes policiais cumpriram dois mandados de prisão, dois mandados de busca e apreensão e executaram o bloqueio de aproximadamente R$ 5 milhões em contas vinculadas aos investigados, conforme autorização do Poder Judiciário.

As diligências são resultado do avanço das investigações, que apontaram movimentações financeiras muito superiores à renda declarada pelos suspeitos. Relatórios de inteligência identificaram a utilização de contas de terceiros para ocultar valores e tentar mascarar a origem ilícita do dinheiro.

Segundo o superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, Matheus Zanatta, o grupo atuava de forma estruturada e explorava economicamente pessoas em situação de vulnerabilidade.
“As apurações mostraram que os investigados ofereciam empréstimos informais com juros superiores a 30% ao mês, além de adotarem métodos de cobrança baseados em ameaças, exposição das vítimas e intimidação de familiares. Nosso objetivo é interromper esse ciclo abusivo e responsabilizar todos os envolvidos”, afirmou.

A segunda fase da Operação Macondo é coordenada pela Superintendência de Operações Integradas (SOI) e recebeu apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP).

A SSP-PI destaca que a ofensiva reforça o compromisso do Estado no combate às estruturas criminosas e na proteção da população, especialmente trabalhadores autônomos e pequenos comerciantes, público mais atingido por este tipo de prática ilegal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *