Rafael Fonteles e primeira-dama Isabel lançam curso para gestores municipais em parceria com a FGV
O governador Rafael Fonteles e a primeira-dama Isabel Fonteles lançaram, nesta quarta-feira (5), o Curso Executivo em Políticas de Primeira Infância, uma iniciativa inédita voltada à capacitação de gestores e líderes públicos municipais. A formação é executada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV Projetos), em parceria com o Governo do Estado do Piauí, o Pacto pelas Crianças do Piauí e a Secretaria da Educação (Seduc).
O curso integra as ações do Pacto pelas Crianças, programa que busca fortalecer as políticas integradas para a primeira infância em todo o estado. O lançamento reuniu prefeitos, primeiras-damas e gestores de 39 municípios piauienses, no Centro de Eventos Sucesso, em Teresina.
Fortalecimento dos municípios
Durante o evento, o governador Rafael Fonteles destacou que a capacitação é um dos eixos prioritários do Pacto e ressaltou o papel fundamental dos municípios na execução das políticas públicas voltadas às crianças.
“São os municípios que estão na ponta, que fazem a atenção primária em saúde, cuidam das creches, da pré-escola e da assistência social. Por isso, é tão importante garantir formação e apoio técnico para que cada gestão municipal possa planejar e executar bem suas ações. Quando fortalecemos os municípios com uma formação de nível internacional, fortalecemos o cuidado com as nossas crianças”, afirmou o governador.
Inspiração internacional
A criação do curso foi inspirada em uma experiência vivenciada pela primeira-dama e coordenadora do Pacto pelas Crianças, Isabel Fonteles, durante uma formação em Harvard, em 2023, sobre políticas públicas para a primeira infância.
“Voltei com o desejo de compartilhar esses aprendizados com lideranças estaduais e municipais. Já realizamos uma edição com gestores estaduais, e agora esta é voltada para os municípios. Acredito que, a partir daqui, surgirão projetos muito importantes para o desenvolvimento infantil no Piauí”, destacou Isabel Fonteles.
Cooperação e inovação
O gerente-executivo da FGV Projetos, Alexis Vargas, elogiou a iniciativa e o pioneirismo do Piauí.
“Não temos notícia de outro estado que esteja desenvolvendo uma ação tão ampla de integração com os municípios. O Piauí está oferecendo apoio técnico, financeiro e de capacitação, permitindo que os participantes saiam deste curso com condições de criar e implementar grandes projetos em suas cidades”, afirmou.
Conteúdo e impacto esperado
Com duração de três semanas, o curso combina aulas presenciais e virtuais, abordando temas como o desenvolvimento infantil, os impactos econômicos do investimento na infância, a intersetorialidade das políticas públicas e os aspectos jurídicos e econômicos da formulação de programas sociais.
O prefeito de União, Gustavo Medeiros, destacou a importância da formação:
“Estamos finalizando o nosso Plano Municipal pela Primeira Infância, e essa formação chega no momento certo para aprimorar o nosso trabalho. Esse espaço de troca e aprendizado vai fortalecer ainda mais as políticas voltadas para as nossas crianças.”
A iniciativa reforça a cooperação entre Estado e municípios e consolida o Piauí como referência nacional na implementação de políticas públicas para a primeira infância.

