Deputado Franzé Silva alerta para risco fiscal e queda de recursos do SUS no Piauí
Durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Piauí nesta quarta-feira (22), o deputado estadual Franzé Silva (PT), que preside a Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação da Alepi, chamou atenção para o crescimento da dívida do Estado e a redução de receitas públicas.
O alerta surgiu após a apresentação do relatório financeiro do 2º quadrimestre de 2025 pelo secretário da Fazenda, Emílio Júnior. Segundo Franzé, o serviço da dívida já alcançou 11% da receita, próximo do limite permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é 11,5%, cenário agravado pela alta dos juros e menor repasse de receitas federais.
O parlamentar também destacou que os recursos do SUS registraram queda de 29% em relação ao mesmo período do ano passado. “É preciso analisar quanto dessa redução se deve à diminuição das emendas e quanto reflete a queda no faturamento da rede hospitalar”, afirmou Franzé Silva.
A discussão reforça a necessidade de atenção às contas públicas e à saúde financeira do Estado, especialmente em períodos de instabilidade econômica.

