Suspensão de pagamento de livros não afetará calendário escolar em Teresina, afirma secretário
O secretário de Educação de Teresina, Ismael Silva, afirmou que a suspensão do pagamento de uma licitação para a compra de livros didáticos não afetará o calendário escolar de 2026 na rede municipal. A decisão do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) foi tomada na quinta-feira (16) após uma denúncia de uma das editoras participantes do processo licitatório.
De acordo com Silva, a licitação já está concluída e a suspensão do pagamento é uma medida cautelar, sem impacto sobre o início ou andamento do próximo ano letivo.
“Na verdade, não houve suspensão da licitação, houve suspensão do pagamento. A licitação já foi concluída, houve suspensão como medida cautelar em razão de uma denúncia apresentada junto ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí”, explicou o secretário.
O gestor também destacou que a Secretaria Municipal de Educação (Semec) ainda não teve acesso ao conteúdo completo da denúncia, mas acompanha o caso com suporte jurídico e está tranquila quanto à continuidade do processo.
“Seguimos muito tranquilos para apresentar nossa defesa e para que a gente possa ter a continuidade do processo de forma muito tranquila, beneficiando os alunos da rede municipal”, concluiu.
A decisão do TCE-PI confirma que a medida tem caráter preventivo e não interfere no andamento das atividades escolares, garantindo que os estudantes da rede municipal de Teresina não sejam prejudicados.

