Trump anuncia tarifas de 100% sobre produtos chineses e controles de exportação de softwares críticos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (10) que imporá tarifas adicionais de 100% sobre produtos chineses a partir de 1º de novembro. Atualmente, os EUA aplicam uma sobretaxa de 30% sobre os produtos importados da China.
Além das tarifas, o governo norte-americano estabelecerá controles de exportação para todos os tipos de softwares críticos, reforçando restrições a tecnologias estratégicas.
A decisão ocorre após críticas de Trump à China por restringir a exportação de elementos de terras raras, minerais essenciais para a fabricação de tecnologias avançadas.
Em postagem na rede social Truth Social, Trump afirmou que a medida chinesa “afeta todos os países, sem exceção, e foi planejada há anos”. O presidente classificou a ação como “absolutamente inédita no comércio internacional e uma vergonha moral no trato com outras nações”.
A iniciativa marca um novo capítulo nas tensões comerciais entre EUA e China, com potencial impacto em cadeias globais de tecnologia e comércio.

