Nove governadores se manifestam contra STF e pedem amnistia
Nove governadores de diferentes estados brasileiros se reuniram recentemente para discutir a crise política e institucional do país e emitiram uma manifestação conjunta contra o que consideram ações autoritárias de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e contra o governo federal. O grupo também declarou apoio à proposta de anistia.
Segundo os organizadores, a iniciativa marca a primeira vez que tantos governadores se posicionam de forma unificada em relação às decisões do STF, conferindo peso político significativo à declaração. Eles afirmam que o movimento representa um passo importante para “superar a ditadura” que, segundo eles, o país estaria vivendo.
Os governadores participantes são: Ronaldo Caiado (Goiás), Jorginho Mello (Santa Catarina), Zema (Minas Gerais), Cláudio Castro (Rio de Janeiro), Tarcísio de Freitas (São Paulo), Ibanez Rocha (Distrito Federal), Mauro Mendes (Mato Grosso), Wilson Lima (Amazonas) e Ratinho Júnior (Paraná).
O grupo afirma que recentes movimentações no Congresso Nacional e ações políticas estaduais reforçam a percepção de que o país estaria próximo de se libertar de medidas consideradas autoritárias.
A declaração repercutiu nacionalmente e promete gerar debates sobre a atuação do STF e os limites do poder judiciário no país.

