Secretário do MEC visita zona Norte de Teresina para discutir instalação de novo campus do IFPI
O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Marcelo Bregagnoli, esteve nesta terça-feira (19) em Teresina para avaliar a possibilidade de implantação de um novo campus do Instituto Federal do Piauí (IFPI) na zona Norte da capital.
A visita contou com a presença do reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, do vice-governador Themístocles Filho, do secretário estadual de Administração, Samuel Pontes, do ex-deputado federal Átila Lira, do reitor do Instituto Federal Baiano, Aécio Duarte, além de servidores dos Institutos Federais, lideranças comunitárias e representantes locais. O grupo conheceu as dependências da Escola Estadual José Pires Gayoso de Almendra Freitas, no bairro Jacinta Andrade, espaço que poderá receber a nova unidade.
De acordo com o reitor Paulo Borges, a comunidade da região tem manifestado grande interesse na instalação do campus. “Há um anseio da população para que nesta escola seja implantado um campus do IFPI. Já dialogamos com o governo do Estado, que sinalizou positivamente com a cessão do imóvel”, afirmou.
O secretário Marcelo Bregagnoli reforçou a relevância do projeto. “Essa é uma demanda legítima da comunidade e reflete a referência em educação profissional que os institutos federais representam. Implantar uma nova unidade nesta região significa ampliar oportunidades e desenvolvimento para a juventude local”, destacou.
Durante a agenda em Teresina, o secretário também visitou o Polo de Inovação do IFPI, a Fundação de Apoio do Instituto Federal do Piauí (FAIFPI) e o Centro de Pós-Graduação da instituição.