DESTAQUEMUNDOPolíticaRecentes

Haddad: Conversa de Lula com Trump deve ser preparada para evitar “vira-latismo”

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sugeriu que qualquer conversa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente americano Donald Trump precisa de uma preparação prévia. Em declaração a jornalistas, Haddad afirmou que a conversa deve ser respeitosa, para que ambos se sintam valorizados, e que não pode haver um sentimento de “vira-latismo”.

A fala de Haddad surge em meio a preocupações de que uma conversa direta possa ser desrespeitosa. Embora o ministro não tenha citado exemplos, a declaração levanta a possibilidade de que o governo brasileiro queira evitar uma situação semelhante à ocorrida entre Trump e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que tiveram uma discussão ríspida em fevereiro.

O ministro também criticou o governo anterior, chamando-o de “o mais subserviente da história do Brasil”, e reforçou que Lula pretende “virar a página” e se colocar à mesa de negociação com humildade, mas sempre respeitando os valores do Brasil. Diplomatas ouvidos pela GloboNews também confirmaram essa preocupação. Segundo eles, um telefonema entre presidentes não pode ser improvisado, especialmente em momentos de crise, e deve ser acordado de forma prévia para evitar contratempos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *