Ex-superintendente afirma que Dr. Pessoa mandava cancelar multas da Strans, diz investigação
Declaração de Bruno Pessoa é considerada peça-chave na Operação Reset, que apura prejuízo de mais de R$ 500 mil aos cofres da Prefeitura de Teresina
O ex-superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Bruno Pessoa, declarou em depoimento formal à Polícia Civil que o cancelamento de multas que originou a Operação Reset foi realizado a mando do então prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (PRD).
A revelação, considerada crucial pelos investigadores, ajudou a avançar a apuração para identificar o núcleo central do esquema. Segundo a Polícia Civil, foram canceladas de forma irregular 2.419 multas de trânsito entre os meses de fevereiro e junho de 2024, o que gerou um prejuízo superior a R$ 500 mil para os cofres públicos.
Ordens diretas do ex-prefeito
Segundo Bruno Pessoa, que é servidor efetivo da Strans, mas está atualmente afastado, as ordens vinham diretamente do então prefeito para que ele “resolvesse” demandas envolvendo multas de aliados e pessoas ligadas à administração municipal. Para executar os cancelamentos, o servidor comissionado Lucas da Rocha Lima foi designado por ele e por Daniel Araújo, chefe de fiscalização de trânsito, também alvo da operação.
Colaboração e soltura
Lucas da Rocha Lima foi preso por mandado de prisão temporária dois dias após a deflagração da Operação Reset. Em depoimento, confirmou que executava os cancelamentos a pedido de Bruno Pessoa e Daniel Araújo. Por colaborar com as investigações, ele foi liberado e teve a soltura comunicada ao Poder Judiciário.
Dr. Pessoa será intimado
Com o avanço das investigações e as declarações de seu ex-superintendente e sobrinho, a Polícia Civil informou que o ex-prefeito Dr. Pessoa será intimado a depor para esclarecer sua participação nas ordens dadas.
Afastamento mantido
Mesmo com a revogação do uso de tornozeleira eletrônica para Bruno Pessoa e Daniel Araújo, a Justiça decidiu manter o afastamento temporário de ambos de suas funções na Strans, enquanto durarem as investigações.